segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Do pó viemos, para o pó voltaremos






"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida;
e o homem foi feito alma vivente."

Genesis 2:7
 

A Palavra mostra que somos formados dos mesmos elementos presentes na composição de nosso planeta, e fazemos parte de um ciclo imutável da natureza.

O famoso trecho de Genesis cita a criação do ser humano por Deus. “Do pó da terra” é um termo que carrega bastante inteligência em seu uso, por um motivo básico: no corpo humano, são encontrados vários dos elementos químicos presentes na composição de nosso planeta, da natureza em geral.
Além dos já bem conhecidos oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono em sua composição química, há em nosso organismo uma infinidade de vários outros elementos como cálcio, zinco, ferro, cobre e diversos sais minerais.



Todos esses elementos seguem um equilíbrio – por isso mesmo, o excesso ou a escassez de alguns deles são causas de doenças. Quem nunca ouviu falar que alguém está com insuficiência de ferro no sangue, ou de cálcio nos ossos?
Barro vermelho
A figura mais lembrada quando o texto bíblico cita Deus moldando os elementos da terra e fazendo deles o ser humano é a de um artesão que, esculpindo um boneco, lhe dá vida. Não por acaso, o nome do primeiro homem, Adão, deriva do hebraico “adom”, que significa “terra vermelha”.
Nisso, entra em campo um “ingrediente” indispensável não só à constituição e sobrevivência de nosso corpo (presente em 70 a 75% dele), como a de todo ser vivo: a água.
A analogia é perfeita. Quando pensamos num artesão ou oleiro moldando o barro de acordo com a forma desejada, ele não pode fazê-lo com a terra seca. Se não adicionar água à argila, ela simplesmente não tem como ser moldada




Da água também vêm muitos dos elementos necessários à nossa constituição e ao bom funcionamento de nosso corpo. Ela é bem mais do que simplesmente a união de átomos de hidrogênio e oxigênio, pois é repleta de sais minerais. Já experimentou ler o rótulo da água mineral que você consome? Qualquer marca tem em sua composição sódio, potássio, magnésio e cálcio, só para citar alguns dos elementos presentes, que mudam de acordo com a fonte de onde foram extraídas. E esses elementos são “capturados” pela água do solo terroso ou rochoso por onde ela passa até chegar à nascente.
Somos, portanto, da mesma matéria-prima criada por Deus para que Ele moldasse o universo, do qual, embora na maioria das vezes nos esqueçamos disso, fazemos parte.
Mas, se formos analisar melhor, mesmo a mais simples ameba também é viva. E também tem água, carbono, como nós. Só que o pequeno unicelular não foi feito à imagem e semelhança de Deus, como também atesta a Palavra, e aí está a diferença. Este é o “sopro de vida” em nossas narinas. Deus nos deu essa vida, colocando no corpo que Ele criou nosso espírito, nossa alma.
.
A pó voltaremos
A Bíblia fala da criação, do nascimento, da origem. Mas também fala de nosso fim físico:


“Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.”
 Eclesiastes 3:20



O francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o “pai da química moderna”, postulou sua famosa frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma.”


  

Embora teimemos em prejudicar a natureza, nosso próprio planeta que Deus tão inteligentemente criou do nada, temos de nos lembrar de que fazemos parte dele. Somos feitos da mesma matéria, criados pelo mesmo Pai.

Nenhum comentário: